Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ciências sociais (PPGCS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) alicerça-se numa trajetória de 30 anos de atividades ininterruptas na pós-graduação stricto sensu desenvolvidas pelos professores ligados à Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (antigo Departamento de Sociologia e Antropologia) do Centro de Humanidades (CH).

A criação do Curso de Mestrado em Sociologia, com área de concentração em Sociologia Rural, em março de 1977, marcou o início das atividades de pós-graduação stricto-sensu no Centro de Humanidades. Essa ação era resultado de um projeto de expansão da pós-graduação na UFPB, executado ao longo da década de 1970, através do investimento na atração de professores qualificados do país e do exterior. O curso começou a funcionar com um quadro de 20 professores, distribuídos em quatro linhas de pesquisa: agricultura e capitalização no campo, a pequena produção, a problemática agrária e os mecanismos de poder e estudos rural-urbano. As atividades da pós-graduação em Sociologia do CH se caracterizariam por um duplo objetivo: por um lado, atuar na formação acadêmica e no desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre a problemática rural brasileira e, por outro lado, apoiar os movimentos sociais que lutam pela transformação das relações sociais do país, particularmente do Nordeste.

Na avaliação de 1983, o Mestrado em Sociologia Rural, como ficou nacionalmente conhecido, alcançou o conceito B+, refletindo o vigor acadêmico e científico do curso, impulsionado pela publicação, a partir do segundo semestre de 1982, da Revista Raízes, periódico semestral de circulação nacional ainda hoje editado pelo PPGCS. Em 1984, o curso contava com um quadro de 12 professores doutores, 16 mestres e 09 professores em programa de doutoramento. É desta época a inclusão do curso no âmbito do Acordo CAPES/COFECUB, efetivada pelo convênio com a Universidade Paris X (Nanterre).

Em 1999, o CTC da CAPES aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, integrando os cursos de Mestrado em Ciências Sociais (UFPB/JP) e em Sociologia Rural e criando um curso de doutorado, estruturado em três linhas de pesquisa: sociologia rural e do desenvolvimento, sociologia da cultura e sociologia urbana, política e do trabalho. As primeiras turmas de mestrado e doutorado do PPGS ingressaram em março de 2000.

Com o PPGS, a tradição da pós-graduação em sociologia de Campina Grande foi fortalecida, refletindo-se no aumento da demanda de candidatos nos processos de seleção (em torno de 150 candidatos ao mestrado e 75 candidatos ao doutorado, nas duas bases do programa), na atração de novos professores doutores, na promoção de eventos regionais (Encontro de História Oral do Nordeste, em 2003; Seminário Agricultura Familiar: a diversidade das situações rurais, em 2005), nacional (III Seminário O mundo rural e as Ciências Sociais: produção de conhecimentos e formação de pesquisadores, em 2004) e internacionais (Seminário Internacional Sociedades e Territórios no Semi-Árido Brasileiro: em Busca da Sustentabilidade, em 2002; Seminário Internacional Desenvolvimento Territorial Sustentável, 2005), no fomento à cooperação com a sociedade regional (Projeto Universidade Camponesa), no reatamento de relações com parceiros institucionais através da negociação de novos acordos e convênios (com a Universidade Federal de Santa Catarina, o Institut National de la Recherche Agronomique INRA e o Centre d’Aménagement du Territoire da Universidade de Tours/França, no âmbito do acordo CAPES-COFECUB, para o biênio 2004/2005, renovado para 2006/2007 e com o CIRAD/França) e a abertura de parcerias interinstitucionais inéditas (como a aprovação do projeto CAPES/PROCAD no período 2001-2005 entre os programas de pós-graduação em sociologia da UNICAMP, UFPE, UFRN e UFPB/Base Campina Grande).

As duas bases do PPGS funcionaram desde 2000 com relativa independência, dando continuidade a suas tradições acadêmico-administrativas particulares, inclusive com a manutenção de duas coordenações, uma em João Pessoa e outra em Campina Grande. A criação da UFCG em 2002, porém, trouxe dificuldades administrativas adicionais, pois o que era uma questão de compatibilidade entre esferas de uma mesma universidade transformou-se na busca por alternativas de adequação institucional do PPGS à nova realidade de um programa mantido por duas universidades.

Considerando a consolidação da pós-graduação em sociologia na Base de Campina Grande do PPGS, o coletivo de professores decidiu pela apresentação da proposta de um novo programa de pós-graduação, com cursos de mestrado acadêmico e doutorado. Assim, a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG foi aprovada pelo CTC da CAPES em 2006, dando início a uma nova fase nas atividades da pós-graduação, garantindo as conquistas do passado.