Turismo é um tema ainda pouco trabalhado pela antropologia, sobretudo a brasileira, embora crescentes esforços se direcionem para a compreensão desta atividade, uma vez que a chamada industria do turismo, tida como uma das mais prósperas do mundo pós-moderno, demonstrou constituir-se num dos fenômenos sociais mais impactantes do Século XX.
Os primeiros estudos sobre o tema nas ciências sociais, a partir da década de 1970, pautaram-se sobretudo pela crítica à interferência do turismo em comunidades locais. Recentemente, os trabalhos realizados na área têm demonstrado que, ademais de conflitos sociais e prejuízos ambientais, o turismo desencandeia respostas culturais complexas aos contextos em que se realiza. Processos contraditórios configuram a atividade. Se num momento o turismo é o elemento desagregador da cultura, em outro ele se constitui em agente de valorização de manifestações nativas; se num dado contexto conduz ao desequilíbrio ambiental, em outros incentiva sua conservação; produz o desenvolvimento ao mesmo tempo em que propicia, em alguns países, o aumento da dependência econômica. Este fenômeno moderno de contato global entre culturas não apenas tem contribuído com novos parâmetros para a discussão de temas clássicos das ciências sociais, tais como mudança cultural, identidades socaiis, contato interétnico, artes regionais, entre outros, como tem sido um terreno fértil para a discussão de temas recentes desta ciência, como (pós-)modernidade e globalização ou a dicotomia local/global.
Objetivo: fornecer aos alunos referencial básico acerta de estudos sobre turismo na área das ciências sociais.
Ementa:
- A indústria do turismo.
- Turismo e desenvolvimento.
- Viagem e lazer.
- Turismos e turistas.
- Turismo e (pós-) modernidade.
- O passado no presente turístico.
- Turismo como representação e mercantilização de cultura.
- Mediação e mudança cultural.
- Turismo como frente de expansão.
- Turismo e etnicidade.
- Arte, patrimônio cultural e turismo.
- A autenticidade na experiência turística.
- Ecoturismo, etnoturismo, turismo rural e turismo religioso.
- Ciências sociais aplicadas ao turismo.