Ementa da Disciplina: Turismo, Cultura e Sociedade

Turismo é um tema ainda pouco trabalhado pela antropologia, sobretudo a brasileira, embora crescentes esforços se direcionem para a compreensão desta atividade, uma vez que a chamada industria do turismo, tida como uma das mais prósperas do mundo pós-moderno, demonstrou constituir-se num dos fenômenos sociais mais impactantes do Século XX.

Os primeiros estudos sobre o tema nas ciências sociais, a partir da década de 1970, pautaram-se sobretudo pela crítica à interferência do turismo em comunidades locais. Recentemente, os trabalhos realizados na área têm demonstrado que, ademais de conflitos sociais e prejuízos ambientais, o turismo desencandeia respostas culturais complexas aos contextos em que se realiza. Processos contraditórios configuram a atividade. Se num momento o turismo é o elemento desagregador da cultura, em outro ele se constitui em agente de valorização de manifestações nativas; se num dado contexto conduz ao desequilíbrio ambiental, em outros incentiva sua conservação; produz o desenvolvimento ao mesmo tempo em que propicia, em alguns países, o aumento da dependência econômica. Este fenômeno moderno de contato global entre culturas não apenas tem contribuído com novos parâmetros para a discussão de temas clássicos das ciências sociais, tais como mudança cultural, identidades socaiis, contato interétnico, artes regionais, entre outros, como tem sido um terreno fértil para a discussão de temas recentes desta ciência, como (pós-)modernidade e globalização ou a dicotomia local/global.

Objetivo: fornecer aos alunos referencial básico acerta de estudos sobre turismo na área das ciências sociais.

Ementa:

  • A indústria do turismo.
  • Turismo e desenvolvimento.
  • Viagem e lazer.
  • Turismos e turistas.
  • Turismo e (pós-) modernidade.
  • O passado no presente turístico.
  • Turismo como representação e mercantilização de cultura.
  • Mediação e mudança cultural.
  • Turismo como frente de expansão.
  • Turismo e etnicidade.
  • Arte, patrimônio cultural e turismo.
  • A autenticidade na experiência turística.
  • Ecoturismo, etnoturismo, turismo rural e turismo religioso.
  • Ciências sociais aplicadas ao turismo.