Ementa da Disciplina: Cultura, Mídia e Política

O curso Cultura, Mídia e Política têm por objetivo oferecer ao aluno uma ampla discussão em torno da relação entre estes três campos do conhecimento, em tempos da “cultura e da sociedade do espetáculo”.

O principal objetivo é trazer para o centro do debate das Ciências Sociais a importância da mídia como ambiente propício à construção de determinadas figuras políticas, por meio do discurso mítico e ritual presentes na cultura e reatualizados com vistas a instituir e a reproduzir o poder de determinados grupos e segmentos da sociedade em um ambiente de espetáculo e de teatralização, vividos, por sua vez, num cotidiano da política que institui, ao mesmo tempo em que legitima, certos personagens e suas encenações.

O curso, por fim, pretende analisar as articulações entre a cultura, a mídia e a política, verificando que contribuição cada campo temático oferece para se compreender a velocidade das transformações da sociedade contemporânea e a sua espetacularização. Às reflexões propostas nas três unidades do programa do curso tem também por objetivo pensar as contribuições que essa problemática pode suscitar em relação aos temas de investigação dos alunos.